Certificação Biológica
É pouco conhecido que os cuidados biológicos com a pele não são legalmente regulados da mesma forma que os alimentos e bebidas biológicos. Cuidados com a pele e produtos de higiene pessoal podem ser chamados biológicos e naturais, mesmo que contenham uma pequena percentagem de ingredientes cultivados biologicamente e sejam principalmente sintéticos. A única maneira de ter certeza de que o produto que está a usar é genuinamente biológico é usar produtos que são certificados por um órgão reconhecido e independente. Cuidado também com logótipos falsos!
Todos os nossos produtos são certificados de acordo com os padrões da Soil Association, que estão entre os mais rigorosos do mundo para produtos biológicos de saúde e beleza. Na realidade, apenas um punhado de empresas alcançaram estes padrões nos produtos cosméticos e nós fomos a primeira empresa a criar um Shampoo certificado biológico pela Soil Association!
As normas de certificação da Soil Association correspondem à nossa filosofia de que os produtos de saúde e beleza devem ser éticos, isentos de ingredientes tóxicos e ter o maior conteúdo possível de ingredientes biológicos. Em particular, a Soil Association assegura que os produtos que ostentam o seu logótipo não só utilizam ingredientes biológicos sempre que disponíveis, mas também que não contêm as substâncias que somos fortemente contra e que nunca usamos (ver abaixo).
Como se obtém a certificação biológica?
Para obter a certificação biológica de um produto, no mínimo 95% de todos os ingredientes devem ser certificados biológicos. Quando não existam ingredientes biológicos disponíveis para usar na fórmula mantendo a sua eficácia, a Soil Association aprovará produtos que contenham pelo menos 70% de ingredientes biológicos (como o nosso shampoo), mas não podem ser rotulados como "biológicos". Os restantes ingredientes, no entanto, também estão vinculados por directrizes rigorosas. Não são permitidas substâncias suspeitas de serem tóxicas para os seres humanos ou para o ambiente, nem ingredientes geneticamente modificados.
Há um significativo gasto de tempo e esforço organizacional para se ter certificação biológica, mas acreditamos que vale a pena pela garantia de qualidade independente que oferece.
Temos que fornecer à Soil Association certificados de estatuto biológico para cada fornecedor que utilizarmos durante o ano. Para serem aceites pela Soil Association, os certificados dos fornecedores devem ser emitidos pela Soil Association ou por um organismo que a Soil Association tenha investigado e reconhecido como igualmente rigoroso nos seus testes e certificação. Isso significa que há um incrível rastreio - podem seguir cada ingrediente certificado até ao campo onde foi cultivado.
Temos também de fornecer à Soil Association declarações de todos os fornecedores de cada ingrediente não biológico (onde o uso de biológico não esteja disponível) para provar que está livre de OGMs (organismos geneticamente modificados). As nossas fórmulas, rotulagem e métodos de produção são examinados regularmente em termos de qualidade e integridade. Todos os anos, a Soil Association audita as nossas instalações de produção e o nosso uso de ingredientes biológicos.
Podem assim ver que pode ser um salto quântico em termos de pureza e conteúdo biológico entre um produto que apenas afirma ser natural ou ter "ingredientes biológicos certificados", sem certificação independente, e um que tem uma certificação (p.e. Soil Association) e um logótipo que indica que todo o produto foi certificado independentemente, comprovando assim ter um determinado teor de ingredientes biológicos e isenção de substâncias suspeitas.